Projeto Música Social

O Instituto Décio Mertz – IDM, www.instituodeciomertz.org.br, organização que atua na área de responsabilidade social para a classe dos profissionais da Contabilidade na região oeste do Paraná, com apoio do SINCOVEL -Sindicato dos Contabilistas de Cascavel, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e de empresas patrocinadoras vem realizando desde o ano de 2021 o projeto MÚSICA SOCIAL, que tem por objetivo ofertar aulas gratuitas de música para os cursos de violão e de canto para crianças e jovens da comunidade.
Já são mais de seis meses de aulas semanais, onde aproximadamente 50 alunos estão aprendendo sobre técnicas específicas para Violão e para o Canto, além de teoria musical, a interpretar composições brasileiras, principalmente, e também já realizaram apresentações para os pais e convidados, ampliando a experiência de participar de nosso projeto sóciocultural.
Foram adquiridos também com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, instrumentos e equipamentos profissionais – Violões, caixas de som, microfones especiais para coral, teclado, estantes de partitura, para que os alunos possam estudar com maior qualidade.
Quem desejar realizar a inscrição, ainda nesse retorno das atividades o projeto está aceitando. Basta entrar em contato pelo fone (45) 3223-8115 ou 98426-6769.
Saiba a opinião dos professores do projeto:
Luciano Dalastra – Músico Guitarrista, Violonista e Professor de música
Minha trajetória na música começou justamente com um projeto de música similar a este em que participamos no momento. Desde os primeiros dias de aula do projeto tive um impacto super positivo na minha vida. Posteriormente, a música tornou-se minha profissão, diria até mais, minha missão. Assim, vejo que iniciativas dessa natureza podem direcionar os caminhos futuros das crianças e jovens. Mesmo àqueles que não irão se tornar profissionais, pois a música ajudará, com certeza, a tornarem-se seres humanos melhores. Durante esse tempo em que estamos trabalhando no projeto Música Social, realizado pelo Instituto Décio Mertz, tive a oportunidade de conhecer muitos jovens, muitos deles, destacando-se nos estudos, mostrando claramente, o desejo de continuar e aprofundar os estudos em música. Quanto à minha participação fico feliz duplamente: com a possibilidade de dar minha contribuição, assim como foi feito comigo lá no início de minha trajetória musical, bem como ter a possibilidade de disseminar essa arte maravilhosa que é a música.
Luís de Oliveira (ticão) – Cantor e professor de Técnica Vocal
“Iniciei a vida na música desde pequeno, onde a família me incentivou com a cultura musical que eles me apresentaram. Ali aprendi a criar um bom gosto pela música e perceber o que realmente era bom de se ouvir. Com 22 anos formei uma banda de rock clássico que se apresentou em teatros, universidades e festivais de bandas e composições, que me fez perceber o quanto eu necessitava estudar canto. Fui fazer canto lírico no Conservatório Dramático Musical “Dr Carlos Campos”. A partir daí comecei a trabalhar com corais de igreja, coral municipal e projetos culturais. Quanto ao projeto que estamos participando, “Música Social”, oferece uma grande chance aos alunos para estarem inseridos na cultura musical da cidade e estudarem algo que o projeto oferece gratuitamente. Este tipo de projeto oportuniza emprego aos professores de música. Os alunos demonstram o quanto está valendo a pena participar de tal iniciativa cultural.”
 

NotíciasRelacionadas